Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro sob o prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.
A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.
by google - wikipedia
É uma lenda uma historia e cada um segue se quiser quis compartilhar com vcs a historia...
Nhoque de Batata
serve duas pessoas
Ingredientes
10 batatas inglesas
1 ovo
trigo o suficiente
sal
óleo
2 cebolas
5 tomates
tempero a seu gosto
preparo
nhoque - descasque as batatas e leve a cozinhar em panela com agua, apos cozer faça um purê mais firme só com as batatas sem acrescentar óleo margarina leite ou agua, acrescente neste purê o ovo e o trigo em uma mesa polvilhada com trigo corte em partes e faça rolos e corte em pedaços menores após fazer os nhoques, a panela com a agua que você cozinhou as batatas e acrescente um fio de óleo e quando ela estiver fervendo coloque os nhoques para cozinhar quando eles estiverem boiando já estarão cozidos retire-os e coloque na travessa e depois espalhe o molho por cima.
molho - aqueça o óleo refogue a cebola picada ou processada quando estiver já murcha acrescente os tomates descascados e picados ou processados (eu prefiro processado que ate fica mais vermelho o molho não necessitando acrescentar extrato ou outro corante ficando mais saudável) vá misturando em fogo baixo até ficar cremoso e cubra os nhoques.
se quiser seguir a lenda não esqueça de colocar o dinheiro em baixo do prato e comer os sete primeiros em pé fazendo seu pedido rs pra quem crê ...
Cozinhando com Josye
Nenhum comentário:
Postar um comentário